É preciso de alguém sempre, ninguém vive sozinho, mas todos tem dezenas de amores. Meu caso de amor eterno foi concebido por causa de meu pai, que me avisou "se quiser ser alguém importante você deve assistir a este filme e entendê-lo realmente" não basta falar, não basta discutir, não basta admirar, este é meu caso de amor impossível, nunca vou esquecê-la, esta obra-prima, maravilhosa que irá atravessar milênios intacta.
Mais que um mero crítico de cinema, qualquer um pode ser, mas, para entender de cinema, o negócio em sí, é didático, e apesar de alguns serem técnicos demais, e outros pessoal demais, as resenhas, críticas, e simples discussões sobre filmes devem ser amplas, extremistas, ambiguas e devem ser resolvidas pelos fatos, assim do técnico para o pessoal, digo emocional, você consegue definir se o filme é bom em ambos os termos.
O exemplo deste post é Sergio Leone, um homem que consegue fazer muito isso, fez filmes que eram de muitas engenhocas técnicas, Era uma vez no oeste foi uma prova disto em que o Bang Bang é Masculo, mas também temos o lado emocional...rsrs...
Rumo ao foco; Sim, falo de um filme Italiano, só poderia ser, o melhor cinema do mundo, e o filme é uma homenagem ao cinema, já descobriu? Foi uma linda ópera que nos toca sempre, com sua linha tênue, sensível, é definido por sua passagem, narrativa que insinua uma vida inteira, quando se percebe, você já se emocionou e nem percebeu. Há também aquele velho argumento que diz se um filme abusa do exagero ou de uma comédia ou romance, sem apelação ou com apelação? E deve-se fazer isso em sua proporção, com leves palpites que só um bom diretor consegue, como Quentin Tarantino.
Holofotes Ligados: Cinema Paradiso, muitos não o entendem, costumo exagerar nas brincadeiras, mas aqui eu falo sério, é preciso ser muito racional para conseguir tal emoção que se compreendida e somente se compreendida, o leva para um lugar inimaginavel. Cinema Paradiso fala da vida, do cinema, do amor, do tempo, das pessoas, do sentimento complexo, do acaso, do cotidiano, de um dia perfeito, de um dia terrível, de um Universo que muitos não sabem o que é, mas estão dentro dele.
Dados Técnicos:
Título Original: Nuovo cinema Paradiso
Gênero:Drama, Romance
Direção:Giuseppe Tornatore
Roteiro:Beatrice Bordone, Blasco Giurato, Giuseppe Tornatore, Vanna Paoli
Elenco:Salvatore Cascio (Salvatore 'Toto' Di Vita - Criança); Leopoldo Trieste (Padre Adelfio); Angelo Tosto; Beatrice Palme; Franco Catalano; Tano Cimarosa (Blacksmith); Nicola Di Pinto (Idiota do Vilarejo); Turi Giuffrida; Leo Gullotta (Usher); Nellina Laganà; Enzo Cannavale (Spaccafico); Giuseppe Pellegrino; Antonella Attili (Maria Di Vita - Jovem); Concetta Borpagano; Nino Terzo (Pai do Peppino); Roberta Lena (Lia); Angela Leontini; Mariella Lo Giudice; Pupella Maggio (Maria Di Vita - Velha); Margherita Mignemi; Agnese Nano (Elena Mendola); Marco Leonardi (Salvatore 'Toto' Di Vita -Adolescente); Turi Killer; Brigitte Fossey (Elena Mendola - Adulta, na cena cortada pelo diretor apenas); Isa Danieli (Anna); Giorgio Libassi; Mimmo Mignemi; Philippe Noiret (Alfredo); Ignazio Pappalardo; Jacques Perrin (Salvatore 'Toto' Di Vita - Adulto)
É sua música que nos leva por este passeio e Ennio Morricone sabe bem como navegar, sem voz, sem tecnologia, faz o que muitos NUNCA irão fazer, remando em sua embarcação num passeio "a dois" romântico, incompreendido, mas bonito, sempre há algo mais em suas trilhas, e com o tempo você nunca se enjoa, mas gosta muito mais da música, as vezes quando há o silêncio, você fica procurando a emoção, desesperado por sentir aquilo de novo, aquela nota no violino, os toques alegres, o sentimento que passa toda a razão de ser.
Uma curiosidade sobre a trilha sonora de Ennio, é que as músicas traduzem o sentimento de cada cena, na mais compreensível maneira, e faz com que o delírio aumente, Spoiler a frente : Na cena do Cinema queimando, a trilha com uma música típica de incêndio com drama, é praticamente impossível de escutar, você odeia tanto a música, porque chora a morte do cinema...fim spoiler/
Não entenda como um exagero de alguém que gosta demais do filme, mas quando algo nos choca é preciso se transformar para sacar o que foi aquilo, e eu de tempos em tempos preciso, necessito assistir este filme, que chega como um copo de àgua na hora certa.
Giuseppe Tornatore faz um leque para todos, há os que se identificam porque viveram naquela época, também os que simplesmente acham bonito, os que acham que são cineastas e colocam em sua estante sem entender o verdadeiro sentimento; pessoas que gostam de um filme sobre o amor e os que finalmente chegam ao nirvana de assistir este filme, é simplesmente complicado de entender...
O filme, no melhor estilo Felini, se trata de uma pequena cidade(vilarejo) da Italia onde se encontra uma mãe solteira que já não espera mais por seu marido na guerra, seu filho Salvatore mais conhecido como totó, passa por esta vida dificil, simples e sonhadora, com suas obrigações, totó sempre consegue tirar uma brincadeira delas, juntamente com seu melhor amigo e seu grande mentor, que é a imagem de seu pai, é Alfredo, o único da cidade que administra o também único cinema dela, alfredo já é um homem velho e não tem sua vida, apenas trabalha para o Cinema Paradiso, que nos arranca muitas, muitas risadas. Começando daí esta sinopse que parte o ponto inicial da história, Cinema Paradiso é uma homenagem ao cinema (isso já foi dito!), e nos delicia com muitas imagens do PB, dos próprios cineastas, e por fim traz aquela emoção que dói, é dificil resistir a ela. Cinema Paradiso traz um Roteiro Perfeito, com comédia, romance, drama, e muita alegria. Particularmente, eu acredito ter sido uma Referência para o filme, Amarcord de Fellini, aliás, tenho muita convicção que o filme é uma versão (desculpem-me por isso) melhorada do filme, mais completa e muito mais bonita.
Os atores carregam, cada um, um sentimento, trazem para você uma espécie de bola de cristal e você entende sua sina, a mãe de totó leva o sofrimento de uma vida, o padre carrega o pecado da igreja, mas ainda consegue ter aquela velha e morta (atualmente) crença na fé, alfredo leva consigo a dor de uma vida sem expressão e jogada ao vento. Totó é o centro do universo, ele leva a alegria e traz a mudança por onde passa, em sua paixão, nos faz lembrar de vários momentos que todos tivemos e pensamos muito naquela garota impossível que radicalmente se torna possível, o filme é uma verdadeira aventura de vida, uma lição, aliás (com muitas vírgulas e pensamentos bagunçados), o filme são muitas lições, muitas punições, sonhos, realidade e o amor síncero numa situação que o torna inexpressivo mas ideal.
Mas, apesar das versões alternativas, do que falam, do que os blogs e sites falam, o meu conselho para você é assista o filme, uma, duas ou mais vezes e leia este mesmo post para finalmente entender do que falo, esta Lenda, este impecável filme, ou vêm me xingar, né...
Cinema Paradiso não tem dia certo para ver, pode ser a semana inteira, qualquer dia, qualquer hora. Você pode simplesmente ligar o Tele Cine Cult, e pegar o filme já com mais de 20min, pode alugar, baixar(não recomendo, pois perde um pouco da magia do próprio filme), comprar a versão simples, ou comprar a versão com 50 min de cenas inéditas pelo corte do diretor (que possuí um final alternativo que aumenta a vida de um coração de qualquer mulher)... Enfim, ufa! Passe adiante, assim como a Corrente do Bem, Nuovo Cinema Paradiso, eterno.
Fonte: Filmow.com
Você já sabe o calcanhar de Aquiles, então, uma dica: depois de escrito o post, reescreva-o, tentando ser mais coeso e reparando alguns erros, pois uma releitura é sempre bem-vinda;
ResponderExcluirMas, Parabéns! Tamanha paixão demonstrada no post, fiquei morrendo de vontade de assistir de novo!
Abração